terça-feira, 9 de março de 2010

Picos de crescimeno e saltos de desenvolvimento dos bebês


Saber que existem esses fenômenos foi super importante para eu poder me relacionar melhor com Sophia. Para nós deu muito certo! A maioria das datas bateu em cima e poucas variaram alguns dias. Mas bastava perceber a diferença de comportamento e conferir na tabela para verificar que se tratava meeesmo de pico de crescimento ou desenvolvimento.

Picos de crescimento dos bebês:

Nessas fases os bebês ficam mais carentes, precisando de colo e com freqüência também comem e dormem pior. No período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou, mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho. O que acaba acontecendo é que ele quer voltar a base, ao que é conhecido, ou seja, MAMÃE. Depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta a normalidade. Após uma crise o bebê ‘de repente’ começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo e também fica mais feliz. Então durante as crises é só ter um pouco de paciência, logo passa... Existe uma certa variação entre bebes mas a cronologia observada (experimentalmente) dos períodos de crise é:

Semanas 5, 8, 12, 19, 26, 30, 37, 46, 55, 64 e 75.

Saltos de desenvolvimento:

É um fenômeno que ocorre em muitos bebês no qual estes solicitam mais mamadas do que de costume. Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana,seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas. A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê. È muito importante nos períodos de pico de crescimento respeitar que o bebê tem pedido para mamar mais e dar, ou seja, amamentar em livre demanda! Só assim a produção de leite da mãe se ajustará perfeitamente às necessidades do bebê! O bebê vai pedir para mamar mais e isso às vezes ocorre noite e dia! E se a mãe não souber identificar esse período, pode achar que o leite não sustenta, está fraco ou algo assim, e pensar que uma solução para o caso é de oferecer complemento de leite artificial! Não mamães, mantenham o aleitamento exclusivo enquanto puderem pois oferecimento precoce de mamadeiras pode acarretar desmame desnecessário em alguns casos. Os períodos em que o fenômeno ocorre, em geral são nas seguintes semanas: 1, 2, 4, 13, 26 e 39.

Para facilitar, (e muuuuuuito) nossa vida, há esta tabela, na qual é só inserir a data de nascimento do bebê no campo indicado para obter o cálculo das datas em que ocorrerão o fenômeno.

Tabela para calcular os picos de crescimento e desenvolvimento

Apostila de Papinhas para bebê


Minha Sophia está crescendo e agora come "comida de verdade" rssss! Mas esses dias me lembrei de quando ela era um bebezinho beeeeeeeem pequenininho e comia papinha. Me deu saudade... É que postei umas receitinhas de papinhas no blog Cozinha da Monica, que interessou à umas amiguinhas minhas (Vivi, e Adri, este post é em homenagem a vocês duas).
Lembrei de quando ficava pesquisando receitinhas para cozinhar para minha pequena! Uma delícia oferecer as primeiras comidinhas e ver a carinha do bebê experimentando!
E mesmo eu sendo experiente com crianças e culinária (rssss), ainda sentia insegurança quanto ao que oferecer ou preparar para minha Sophia.
Guardei essa apostila de Papinhas para bebê e resolvi postar aqui. Tomara que vocês gostem!

Ervas aromáticas

Adoro ervas aromáticas, frescas então! Aqui em casa nós sempre procuramos tê-las em nosso jardim. Além de encherem nossos olhos com sua beleza, ainda enriquecem nossos pratos com seus aromas.


Orégano, manjerona, manjericao,tomilho e alecrim



Orégano: Originário do Mediterrâneo. Muito utilizado em molhos, bifes, pizza e também para temperar queijos para aperitivo.
Manjerona: Originária do Oriente, a manjerona pode subsitutuir o orégano por ter aroma semelhante, embora mais requintado. É utilizada em carnes, como as de porco e carneiro, queijos e ovos.
Manjericão: fortemente aromático, é muito utilizado em molhos (macarrão ao pesto), carnes, sopas, peixes, pizzas.
Tomilho: Lembra muito o orégano. É muito utilizado no preparo de molhos, recheios, sopas, carnes, aves e peixes.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Curaçao - Geral


Mar azul turquesa! Não dá para acreditar. Sabe aquelas fotos de revista? O mar de Curaçao consegue ser melhor! Verdade. Eu quase parei de respirar de emoção quando vi pela primeira vez. Sem dúvida, as praias mais bonitas que eu já conheci estão em Curaçao.


Praia em frente ao Hotel Sunset Waters

Como temos uma bebê de apenas um ano, não pudemos visitar muitas praias, mas as poucas que conhecemos já valeram.
Estivemos lá duas vezes, em janeiro e dezembo de 2009. Em janeiro nossa bebê tinha só três meses e por isso ficamos somente na praia do hotel em que nos hospedamos. Linda, linda a praia! Azul intenso. Emocionante de ver. O único inconveniente é que tinha muitas pedras na areia, mas nada que um sapato próprio para água não resolva.

Vista da varanda do quarto do Hotel Sunset Waters
Nos hospedmos nessa primeira vez no Hotel Sunset Waters, mas foi uma decepção. O hotel era ruim. Caro e ruim. Como resolvemos viajar em cima da hora (e na altíssima temporada) este era o único hotel disponível para o período. Procurávamos um hotel com "tudo incluído", já que fomos com nossa bb de três meses. Mas este hotel deixou muito a desejar, tanto na prestação de serviços quanto em sua estrutura. O único ponto forte foi mesmo a praia, lindíssima, e também um serviço de passeios para mergulho, localizado nesta praia. Meu marido pratica mergulho e aprovou o serviço prestado. Na segunda vez, nos hospedamos no Ávila Hotel, ótimo! Dizem que este é o queridinho de Curaçao. Aí foi bem melhor. 
O centro de Curaçao, Willemstad, conta com uma área comercial bem diversificada e com preços razoáveis.
É aí que está o famoso cartão postal de Curaçao com seus predinhos de fachadas multicoloridas, que lembram Recife.

Canal de Santa Ana e Punda
Muito interessante é a ponte flutuante Rainha Emma, construída em 1888, uma ponte móvel que se desloca para a lateral de tempos em tempos para dar passagem às embarcações que circulam pelo Canal de Santa Ana, e liga Otrobanda (outro lado) a Punda (ponto). 
Essa é apenas uma visão geral sobre Curaçao, quero escrever vários posts contando detalhes de cada atração, pois é um país muito rico em belezas naturais, atrações turísticas, cultura, etc. e vale muito a pena conhecer. Aguarde!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Venezuela



Quando chegamos aqui, eu ficava encantada com as montanhas verdes que estão por todo lado, mas também me assustou ver ao redor de Caracas, o número de favelas espalhadas por algumas montanhas que certamente, um dia também tinham sido verdes! Me lembrava uma parte do Rio de Janeiro ou de Salvador, mas tive a impressão de ser maior.

Deixando a parte os problemas sociais da Venezuela (que não são poucos), há muitas belezas também, por aqui.

A mãe natureza foi muito generosa nestas terras. Há belezas naturais que vão de picos nevados nos Andes à praias paradisíacas no litoral! (Cayo Sombrero, na foto ao lado). Poderia ser um grande pólo turístico, mas vou ser realista, a estrutura turística ainda é, em geral, precária. Para quem curte ambientes que ainda não tenham sido "invadidos pelos grandes resorts", pode ser uma boa opção, mas para quem gosta de conforto (como eu e o Silvio rssss), não e lá essas coisas.
Na minha opinião, os principais pontos positivos para o turismo por aqui são que as praias da costa caribenha da Venezuela, são tão belas quanto as praias de Aruba e o fato de a gasolina ser muuuuuuuuito barata (9 centavos de BSF o litro, o que equivale a 9 centavos de Real pelo câmbio oficial)!! Nem dá pra acreditar né?

E os principais problemas são a falta de estrutura turística e a falta de segurança para os turistas. Caracas e Valência (onde moramos), são cidades com alto índice de violência, mas para quem está acostumado a viver em São Paulo, não é nada que não se possa administrar, é só não facilitar.